GRANTE
PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

 

O procedimento de recuperação proposto para a ponte baseia-se no conceito de reforço da estrutura da cadeia de barras de olhal, em vez de substituição de componentes.

 

Detalhe do feixe de barras na junção com a sela no topo de uma torre.

 

Cada cadeia de barras é constituída de módulos de 4 barras. A substituição dessas barras envolveria um trabalho em escala total para a sustentação prévia de toda a ponte, num esforço semelhante ao necessário para uma demolição seguida da construção de uma ponte nova. O reforço proposto, por outro lado, envolve uma intervenção pontual, localizada sobre um módulo de cada vez.
 
Em cada módulo é feita a montagem de barras de reforço montadas externamente às quatro barras originais, apoiadas sobre pinos auxiliares. Estes pinos auxiliares se apoiarão nos orifícios dos pinos atuais. Por diversos motivos são usadas buchas de ajuste entre o pino auxiliar e a superfície interna do olhal da barra de reforço.
 

 

Representação simplificada do sistema composto pelo feixe original de 4 barras e as novas duas barras de reforço.

 

O processo de transferência de cargas das barras velhas para as novas se dará por etapas e de forma gradativa. Coloca-se os pinos auxiliares nos furos dos atualmente existentes, faz-se a montagem das buchas, transporta-se as barras de reforço do módulo até próximo da posição de montagem, procede-se o aquecimento das barras de reforço até um incremento pré-determinado de temperatura em relação ao ambiente. As barras são encaixadas sobre as buchas nos pinos auxiliares, faz-se os ajustes para equalizar o carregamento e, finalmente, retira-se a temperatura das barras. O processo de resfriamento fará a transferência de parte da carga suportada pelas barras velhas para as novas. O processo de reforço segue módulo a módulo até completar toda a cadeia.

 

Sequência prevista de colocação dos reforços nos módulos da ponte.

 

Representação do olhal de uma barra.

Análise numérica do olhal de uma barra por elementos finitos.