GRANTE
PROCESSO
DE RECUPERAÇÃO
O
procedimento de recuperação proposto para a ponte baseia-se no conceito de reforço da
estrutura da cadeia de barras de olhal, em vez de
substituição de componentes.
Detalhe do feixe de barras na junção
com a sela no topo de uma torre.
Cada
cadeia de barras é constituída de módulos de 4 barras. A substituição dessas
barras envolveria um trabalho em escala total para a sustentação prévia de toda
a ponte, num esforço semelhante ao necessário para uma demolição seguida da
construção de uma ponte nova. O reforço proposto, por outro lado, envolve uma
intervenção pontual, localizada sobre um módulo de cada vez.
Em cada módulo é feita a montagem de barras de reforço montadas externamente às
quatro barras originais, apoiadas sobre pinos auxiliares. Estes pinos
auxiliares se apoiarão nos orifícios dos pinos atuais. Por diversos motivos são
usadas buchas de ajuste entre o pino auxiliar e a superfície interna do olhal
da barra de reforço.
Representação
simplificada do sistema composto pelo feixe original de 4 barras e as novas
duas barras de reforço.
O
processo de transferência de cargas das barras velhas para as novas se dará por etapas e
de forma gradativa. Coloca-se os pinos auxiliares nos furos dos atualmente
existentes, faz-se a montagem das buchas, transporta-se as barras de reforço do
módulo até próximo da posição de montagem, procede-se o aquecimento das barras
de reforço até um incremento pré-determinado de temperatura em relação ao
ambiente. As barras são encaixadas sobre as buchas nos pinos auxiliares, faz-se
os ajustes para equalizar o carregamento e, finalmente, retira-se a temperatura
das barras. O processo de resfriamento fará a transferência de parte da carga
suportada pelas barras velhas para as novas. O processo de reforço segue módulo
a módulo até completar toda a cadeia.
Sequência
prevista de colocação dos reforços nos módulos da ponte.
Representação
do olhal de uma barra. |
Análise
numérica do olhal de uma barra por elementos finitos. |