pten

Serviços

O GRANTE interage com o setor empresarial através de atividades de consultoria, pesquisa aplicada e cursos de especialização e atualização profissional. Além da capacitação em sua área própria de atuação, o GRANTE possui o privilégio de estar inserido a um dos mais prestigiados Departamentos de Engenharia Mecânica do Brasil. Isto o coloca numa posição estratégica para estabelecimento de vínculos com o setor industrial no sentido de fornecer soluções tecnológicas de problemas multidisciplinares. Contamos, dentre outros, com o apoio do:

  • Laboratório de Materiais – LABMAT;
  • Laboratório de Vibrações e Acústica – LVA;
  • CERTI;
  • Laboratório de Mecânica de Precisão.

CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO

A experiência mostra que as diversas situações com que uma empresa se depara do ponto de vista do comportamento mecânico-estrutural de um componente ou sistema enquadram-se numa das seguintes situações (dentre outras):

a) A empresa já possui o projeto do componente e este se encontra em operação ou já no mercado, entretanto apresenta comportamento não completamente satisfatório.

b) O componente apresenta bom comportamento para as condições previstas no projeto, mas se deseja saber de sua possível adequação ao trabalho em condições distintas, como por exemplo, sob níveis superiores de carregamento, ou diferentes temperaturas.

c) O projeto foi adquirido, mas requer um tipo diferente de material daquele que a empresa deseja utilizar.

d) Dispõe-se de um projeto, mas deseja-se fazer um desenvolvimento visando a uma melhoria no desempenho e na competitividade de mercado.

 

As atividades que podem ser desenvolvidas podem ser classificadas da seguinte forma:

A – ANÁLISE ESTRUTURAL: Um projeto, com a concepção do sistema e o dimensionamento já existe, e se busca uma compreensão do comportamento mecânico, em termos dos deslocamentos das diversas partes, do campo de tensões, do eventual nível de vibrações, de plastificação ou fluência do material, ou qualquer outro fenômeno envolvido. Em geral as ferramentas que se usa no GRANTE são as seguintes:

  1.  Modelagem pelo Método de Elementos Finitos.
  2.  Análise experimental de tensões por extensometria.
  3.  Ensaios do material.
  4.  Determinação de resposta em frequência, por acelerômetros.

B – RE-PROJETO: Após a análise do problema, caso necessário, opções de modificações podem ser identificadas para ajuste da configuração inicial. Essas modificações podem se dar tanto no layout geral, (nos raros casos onde isso seja admitido), quanto em espessuras e detalhes dimensionais. Em geral as diversas alternativas propostas são apresentadas e discutidas com a equipe de engenheiros contratante, e uma ou mais delas sofre um processo completo de análise.

C – PROJETO: Nessa situação, a concepção do componente ou sistema é definida a partir das demandas de uso apresentadas pelo contratante. O dimensionamento é feito em seguida através dos formulários disponíveis e segundo as recomendações de norma, caso disponíveis. A configuração assim obtida pode sofrer um processo de análise numérica, além de prototipação.