Download Programas Mathematica para soluções Analíticas de placas laminadas retangulares
 

1) PLACANA1 - Solução 3D de Pagano para placa retangular ortotropica, sob carga distribuída uniforme ou senoidal.

2) PLACANA4 - Solução 3D de Pagano para placa retangular ortotropica ou isotropica. carga distribuída uniforme ou senoidal.

3) PLACANA3 - Teoria de de 3a. ordem. Placa laminada de lâminas ortotropicas (0 ou 90), sob carga uniforme ou senoidal, freqüências naturais.

4) PLACANA - Teoria de 1a ordem, placa laminada de lâminas ortotropicas (0 ou 90) sob carga distribuída uniforme, senoidal e concentrada.

5) PLACANA5 - Laminado delgado, retangular simétrico, ortotropico, (lâminas a 0 ou 90).

6) PLACANA6 - Laminado delgado, retangular, simétrico, não-ortotropico, carga uniforme ou senoidal.

Alguns comentários:

Esses programas foram desenvolvidos por nós para gerar dados de soluções analíticas obtidas por diversas teorias de laminados. O objetivo inicial era gerar resultados para o livro Materiais Compostos e Estruturas Sanduiche - Projeto e Análise (Ed. Manole, 2005) verificando os valores apresentados em publicações clássicas, buscando eventuais erros, antes de reproduzir os valores. Após essa tarefa, pareceu que os programas poderiam ser úteis a outros pesquisadores, por exemplo, os pós-graduandos em sua tarefa de gerar valores analíticos para fazer comparações com suas próprias formulações. É apenas nesse sentido que disponibilizamos esses programas, isto é, como eventual auxilio a pesquisadores da comunidade de engenharia da América latina, Portugal e Espanha. Assim, não são programas otimizados, e nem sequer exaustivamente debugado.

A linguagem usada é a linguagem de alto nivel "Mathematica" (Wolfram Research). Para quem não é familiarizado, pode-se dizer que tem alguma semelhança com o Matlab, com capacidade numérica e, principalmente, de manipulação simbólica. Entretanto, os programas acima exigem uma interface própria para serem editados e executados, que é o ambiente fornecido com o próprio software "Mathematica". A execução é simples, bastando seguir as instruções colocadas nos próprios programas. Adicionalmente, uma vez aberto os programas, as instruções podem facilmente ser recodificadas em qualquer outra linguagem de preferência do pesquisador, uma vez que a lógica é aquela padrão das linguagens de algo nivel, compiladas ou não (Fortran, C, Matlab, etc.)

Usuários podem sentir-se a vontade para enviar algum comentário ou indicação de erro. Teremos satisfação de receber qualquer tipo de retorno. Eventualmente ampliaremos a lista de programas para cobrir outros modelos.

Atenciosamente,

Paulo de Tarso R Mendonca.